Thursday, December 20, 2012

Propósitos


A minha ideia original, ao criar este blogue, era obrigar-me à disciplina de escrita crítica regular, como forma de assegurar uma actualização mais habitual do BLADE RUNNER, abordando aqui os filmes que não seriam tratados no meu blogue principal. No entanto, e porque não poderia permitir que tal exercício me ocupasse tanto tempo que pusesse em perigo o seu objectivo primário - aquilo a que o David Soares se referia aqui há uns anos, como serviondo-se do blogue à laia de ginásio intelectual para escritas mais exigentes - decidi-me pela elaboração de textos curtos, meras notas de visionamento, deixando que as imagens - sempre 11 (incluindo título e autoria da realização) - transmitissem, por si, a essência do filme.

Foi ao seleccionar os fotogramas para os primeiros filmes, que me apercebi de que estava a fazer a selecção de imagens que, de uma outra forma, encontrei - no caso de filmes que inicialmente vi no cinema, aquando da sua estreia ou reposição - ou que gostava de encontrar - no caso de filmes recentes - nos saudosos lobby cards que se encontravam em qualquer cinema até finais dos anos 1980. Aquelas imagens, na sua imobilidade promissora, desenquadradas do contexto narrativo e da cronologia diegética, eram como pontos fulcrais de uma infinitude de filmes potenciais que construía na imaginação, quantas vezes muito melhores do que o produto final, sempre diferentes da realidade, numa mágica tortura de antecipação. Mais do que os trailers, mais do que excertos na televisão, eram aquelas imagens que me geravam o desejo de ver o filme. Num meio caracterizado pelo movimento (kino), a imobilidade da imagem adquire uma transcendência quase schroddinguiana.

E pensei para comigo: porque não um blogue só de imagens, de potenciais lobby cards que jamais seriam? Pelo menos dois amigos a quem expus o dilema, optaram por essa solução - imagens desprovidas de texto. O pior é a sensação de dedinhos comichosos que se procuram arrastar para o teclado sempre que me apanham distraído.

Por isso, e coisa que em mim não é habitual, lembrei-me de pedir a opinião daqueles que poderiam ser os seus destinatários: os leitores. Assim, e até ao final do mês, poderão deixar a vossa opinião ali na barra lateral do blogue. A decisão dos leitores apenas será vinculativa caso a votação ultrapasse os trinta votos.




O número de votos não foi o suficiente para tornar a votação vinculativa, e redundou num resultado final de 11 votos a favor de um conteúdo que para além das imagens incluísse um breve comentário sobre os filmes tratados, e 3 votos que se pronunciaram pelo modelo actual.

Antes de mais, impõe-se um muito obrigado a todos aqueles que mostraram interesse por este novo projecto, e sobretudo àqueles que se deram ao trabalho de votar.

Seguidamente, e porque é disso que se trata, importa apresentar a resolução final. Tendo em conta o número de votos e a sua repartição, decidi optar por uma solução mitigada. E em que consiste essa decisão? Simples. Para já, e pelo menos até ao final do ano, vou manter este blogue tal como está, mas alterando-lhe o nome para COMING ATTRACTIONS (a razão do nome tornar-se-á clara um pouco mais abaixo).  Fazer a escolha dos screengrabs durante o primeiro visionamento do filme não dá muito trabalho, e descobri que o subsequente processo de selecção ajuda-me de forma inesperada a organizar ideias e memorizar estruturas para futura referência. Poderei, por vezes, não fazer a actualização dia-a-dia como vinha fazendo até à data, optando por uma actualização concentrada no final da semana, mas manterei o presente modelo.

No entanto, e porque o grosso da votação (mais de três quartos) foi a favor da inclusão de comentário ou análise aos filmes visionados, resolvi criar um novo blogue, onde procederei a essa análise, num escopo temático um pouco mais amplo do que no BLADE RUNNER, e num âmbito temporal mais livre do que o que escolhi para os meus blogues dedicados ao cinema de horror.  

Embora esteja decidido a tentar abarcar todos os filmes que surjam neste novo COMING ATTRACTIONS, o realismo e a necessidade de gerir o tempo de forma a cumprir outros compromissos, não só profissionais, mas também de escrita e de visionamento de filmes por mero lazer, sem me sentir onerado pela obrigação de escrever sobre eles, levará a que a actualização seja mais esporádica. No entanto, e dando algum sentido ao novo nome deste blogue, caso algum dos filmes aqui incluídos suscite algum interesse ou debate na caixa de comentários, passará a ser prioritário para cobertura no novo blogue.

Assim, posto isto, resta-me convidar-vos para as primeiras sessões no CINEMA PALÁCIO. Espero que a programação seja do vosso agrado.

No comments:

Post a Comment